ALEM dos portais dos museus!

“Não olhe para cima” – Uma sátira da realidade negada
07/02/2022
Previsão para o futuro!
16/02/2022

ALEM dos portais dos museus!

ALEM dos portais dos museus!

Minas de Minas na criação do painel que homenageia Elza Soares, em BH Silvi Palma/Divulgação
 https://claudia.abril.com.br/cultura/minas-de-minas-mulheres-no-centro-da-arte-de-rua-em-bh/

 

Sendo responsável pela coluna ALEM, venho sentindo a necessidade de algumas mudanças.

Quero continuar com as entrevistas, mas também fazer com que alcance um público mais variado. A arte em geral sempre passou a idéia de elitismo, principalmente as artes visuais.

As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura. Muitas disciplinas artísticas envolvem aspectos das artes visuais, bem como artes de outros tipos, como performance e o grafite.

Quero mostrar que dá para fazer arte com materiais mais acessíveis e de baixo custo.  Quando acompanhamos a trajetória da pintura, da escultura observamos que atinge uma camada muito pequena da sociedade e dominada por artistas masculinos.  Os museus não são populares, várias pessoas nunca visitaram um.

A semana de arte moderna, conhecida como Semana de 22 aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 13 a 18 de fevereiro de 1922. Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de esculturas, pintura e arquitetura, com o objetivo de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte, rompendo com a arte conservadora parnasianista,  com origem na Europa. Em  minha opinião  foi um evento importante, mas focado somente no grande centro urbano.

O Brasil é um país enorme e a produção cultural e artística é rica e diversificada de norte a sul. Quero mostrar essa diversidade, através da coluna, que no nosso caso a produção artística tanto está na universidade, quanto nas periferias, através da fomentação do poder público, representada pelos centros culturais e projetos privados de artistas independentes, que desenvolvem trabalhos individuais e coletivos.  Espero ultrapassar os limites do portal, através de outras redes sociais e chegando aos locais físicos, lembrando que os suportes para as artes visuais vão do papel aos muros da cidade.

 

Por Ana Gomes

 

Para acessar outras matérias da colunista Ana Gomes, acesse o link abaixo:

https://libertasnews.com.br/category/alem/

 

1 Comment

  1. Andreia disse:

    Parabéns Ana por está. Linda coluna , que traz a valorização da cultura popular atreves das artes expressadas nas ruas , muros , artesanatos de feiras e em cada ponto deste multi cultural país .
    adorei a citação da semana da arte moderna que este ano faz 100 anos
    Obrigada por sua Coluna , pois o Brasil precisa de valorizar as Artes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *