Ponta pé…
agosto 8, 2020
Jorge Alves, do Quadro à Banda do Lixo! Uma trajetória musical Underground!
agosto 11, 2020

D de design

Do bonito ao feio, do funcional ao esquisito, do simples ao complexo, todos já se apaixonaram por algum detalhe em um carro, em um celular, um outdoor ou mesmo um post de Instagram que chama a atenção. O motivo está implícito no próprio objeto e o modo como ele foi planejado para nos agradar. Quando se pensa em design, logo vem à cabeça os objetos do dia-a-dia, da produção em massa ou mesmo da glamourização de tudo. Entretanto, existe uma história longa sobre a aplicação do pensamento, da estratégia e da ciência em tudo que o ser humano vem construindo.

 

Desde as ferramentas, a arquitetura, os veículos, as artes, a comunicação, entre outros, o design vai muito além da beleza decorativa das coisas. Ele existe como forma de estudar a recepção dos sentidos humanos e aplicá-los da melhor maneira possível trazendo a praticidade que todos amam. Falar de um objeto qualquer é também explorar a narrativa de sua criação, junto da história do design e suas aplicações, bem como qual é o impacto disso nas nossas vidas, e mesmo a demonstração de como peças famosas de design estão presentes, mesmo que modificadas, em nosso dia-a-dia.

 

As aplicações do design são tantas quanto os relatos que se podem contar sobre cada coisa, por isso, vamos analisar as linhas do desenho, da história, das artes e do pensamento humano, para chegar ao ponto de como e porquê cada coisa em nossa modernidade é construída do modo que lhe é peculiar. De quinze em quinze dias juntos vamos olhar para diferentes criações descobrindo o que há por trás do design delas.

 

Por Guilherme Porto

1 Comment

  1. Ana Gomes disse:

    Sempre tive a curiosidade de entender porque alguns produtos se tornam símbolos no coletivo humano e outros não sobrevivem ao primeiro ano. 🤔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *