A Colagem digital em uma visão coletiva – (GEC)
março 8, 2021
A rubrica de uma vitória
março 10, 2021

Destine bem o seu imposto com propósito!

 

Destine bem o seu imposto com propósito!

Você Sabia Que Pode Doar Parte do Seu Imposto para um projeto social?

Sim, isso é possível.

Estamos no período onde as pessoas físicas estão fazendo suas declarações de imposto de renda. Mas poucas pessoas sabem que podem destinar parte do seu imposto devido para projetos sociais do Fundo para Infância e Adolescência e para o Fundo do Idoso.

Isso mesmo, ao invés de pagar todo seu imposto ao governo federal, a pessoa que faz Declaração  pelo Modelo Completo pode destinar até 3% do seu imposto de renda devido na declaração para  o Fundo para Infância e Adolescência. Portanto, você pode ajudar crianças e adolescentes carentes em situação de  risco social. Com isso você contribui no desenvolvimento de projetos para assistência e educação e no combate  de maus tratos, violência sexual, uso de drogas, erradicação do trabalho infantil, dentre outros.

O Que é o FIA?

O F.I.A – Fundo para a infância e Adolescência autorizado pela Lei Federal 8.069/90, foi criado para  captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção  pessoal e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Através do F.I.A os projetos sociais que estão voltados às crianças e adolescentes podem usar  recursos dos impostos que forem destinados por toda a sociedade para custear partes de suas ações  durante todo o ano.

Por isso, você que declara Imposto de Renda pelo Modelo Completo, pode utilizar seus impostos para manutenção desses projetos. Isso se chama renúncia fiscal.

O que é renúncia fiscal?

É um benefício oferecido pelo Estado, que permite aos contribuintes destinar parte de um imposto  que será pago aos cofres públicos para uma área ou projeto específico. Os Fundos da Infância e da  Adolescência são exemplos conhecidos de incentivo e renúncia fiscal.

O Estado permite às  empresas e cidadãos destinarem parte do Imposto de Renda para iniciativas de promoção dos  direitos da criança e do adolescente. Além disso, as pessoas também podem destinar para o Fundo do Idoso e contribuir com instituições  que prestam assistência à pessoa idosa.

O Fundo para Infância e Adolescência possui várias entidades com projetos sociais devidamente aprovados, onde necessariamente, terão que fazer prestações de contas dos recursos utilizados.

O que a maioria não sabe é que em caso de restituição, o valor do imposto destinado será acrescido  na restituição, e corrigido pela Taxa Selic.

Basta para isso ao finalizar todos os lançamentos na sua declaração, fazer a destinação para o FIA da sua cidade, e pagar o DARF da destinação até o dia 30 de abril.

Você faz uma doação, pagando o DARF agora, mas receberá o valor da doação na restituição  corrigido.

É um excelente mecanismo para que as pessoas possam exercer o seu direito de destinar parte do  seu imposto para projetos sociais e exercer sua cidadania com generosidade e altruísmo. Então, é possível utilizar  esse mecanismo e o seu direito de empregar o seu imposto num projeto de sua preferência. Desde que  esteja aprovado no Conselho Municipal da Criança e Adolescente e apto para receber  a sua doação.

Destinando seu imposto você estará impactando o futuro de uma nova geração e transformando o  futuro de sua cidade.

Outro fato que as pessoas normalmente não sabem é que mesmo tendo imposto a pagar, também podem destinar. Mesmo tendo imposto a pagar, isso é perfeitamente possível pois, em caso de  imposto a pagar, o valor destinado é deduzido do imposto a pagar e recolhido em outro DARF.

Se você tem dúvida converse com quem já faz destinação ou com um contador. Nós fizemos um vídeo com o Passo a Passo para te ensinar a fazer a destinação na sua declaração.

Veja como é fácil no vídeo abaixo:

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo site:

http://www.destinebem.com.br/destine-seu-imposto

Ou pelo e-mail:

http://contato@destinebem.c

http://linktr.ee/destinebem

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *