“DÓRIS VIVÊNCIAS” – UM CANTO DE RESISTÊNCIA E LUTA!
DÓRIS E BANDA
SHOW DE LANÇAMENTO EP “DÓRIS VIVÊNCIAS”
Ingressos
Individual – R$ 20,00
Mesa 4 pessoas – R$ 100,00
Vendas até 09/06/2022
Evento Presencial – Bar do Cacá “Onde o samba mora”
Endereço – Rua Andiroba – nº 20 – Bairro São Paulo
Belo Horizonte – MG
Venha curtir o lançamento do EP “Dóris Vivências” e um repertório com outros sambas que fazem parte da trajetória musical da cantora Dóris.
O EP “Dóris Vivências” é um resultado da pesquisa de campo sobre o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, que foi realizada pela própria Dóris, no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O EP tem quatro faixas e as gravações tiveram início em janeiro de 2021.
A primeira faixa “No Samba de Roda Que Eu Vou”, parceria de Dóris com João Batera, é um bom exemplo do resultado da pesquisa, e é uma homenagem às sambadeiras do Recôncavo Baiano e a todas as sambadeiras do Brasil.
Segunda faixa “Amor em Pauta” (Carlitos Brasil). O samba “Amor em Pauta”, de Carlitos Brasil, foi composto em uma das madrugadas em que o compositor, que participava de um curso de teoria musical na Ordem dos Músicos e estava muito envolvido com os conceitos teóricos da música, de partitura e tudo mais, deixou sobre o papel as coisas que estavam na sua cabeça, numa época de muitos romances.
Terceira faixa “ Negra” (Otacílio Jr e Ricardo Dias). A faixa “Negra” apresenta a canção dos compositores Otacílio de Oliveira Júnior e Ricardo Dias e é uma tentativa de contar um pouco os percursos das mulheres negras desde a África até as “Marielles” de hoje. Além de uma homenagem, essa canção é uma forma de reconhecimento da resistência feminina negra em meio a uma sociedade que insiste no apagamento histórico da importância das mulheres negras na construção do país e de sua cultura.
Quarta faixa “Gira na Gira” (Solange Caetano). O samba “Gira na Gira”, de composição de Solange Caetano, representa a história das sambadeiras, trazendo à cena ancestralidade e herança, visto que o samba é passado de vó para neta, e de mãe para filha .
O Músico Betinho Moreno, violonista 7 cordas, foi o responsável pela elaboração dos arranjos e produção do EP e Dóris fez a voz principal.
Formação da Banda
Dóris – Voz principal
Betinho Moreno – Violão Sete Cordas
Fabrício Cássio – Cavaco
Carlitos Brasil – Percussão
Gilson Junio – Percussão:
Ricardo Medeiros – Percussão
Vivi Amaral e Fran Januário – Coro
Participações especiais
Breno Rodrigo – Piano
Solange Caetano – Voz
Nivea Sabino – Intervenção Poética
Valéria Silva e Rogéria – Sambadeiras
Local – Bar do Cacá “Onde o samba mora”
Rua Andiroba – 20 – Bairro São Paulo
Belo Horizonte – MG
Confira outros artigos do Portal Libertas News, acesse o link abaixo: