Esfoliação 

Um desabafo; uma reflexão; e uma prece.
15/10/2020
FAZENDO A LOUVAÇÃO
20/10/2020

Esfoliação 

A esfoliação  é um tratamento facial ou corporal de cuidados com a pele, mas que ainda gera muitas dúvidas sobre suas necessidades e benefícios. “O esfoliante realiza uma limpeza profunda através de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujeira e a oleosidade acumuladas, estimula a renovação celular”.

Acontece que na nossa pele os queratinócitos migram das camadas basais para a epiderme, e com isso a pele sofre um processo de descamação biológica. Com a esfoliação, removemos a camada de células mortas.

A esfoliação é o primeiro passo no protocolo de diversos tratamentos, por facilitar a penetração de ativos nas camadas mais profundas da pele.
Nas clínicas de estética existem enormes possibilidades de produtos, aparelhos profissionais para uma esfoliação perfeita, e adequada para cada tipo de pele: Peelings Químicos, Enzimáticos, Microdermoabrasão, e Máscaras. É importante que o profissional de beleza saiba qual destes métodos escolher para realizar uma esfoliação segura, mas eficaz!

 A pele se divide em três camadas: epiderme, derme e tecido conectivo adiposo. A última camada apenas serve de união com os órgãos subjacentes, e pode conter muitas células de gordura (adipócitos). Na epiderme encontramos alguns tipos diferentes de células: melanócitos,  queratinócitos, células de Langerhans e células de Merkel.

A Pele

As células da pele são constantemente regeneradas na camada superior, e inferior – movimentando para cima e substituindo as células mais envelhecidas da superfície da pele, dando lugar à produção de novas células. E é aqui que a esfoliação se faz necessária, a remoção das células mortas da camada mais superficial da epiderme é fundamental para manter a saúde da pele, que entende a “agressão” como um estímulo a recomeçar o seu ciclo mais rapidamente.

A esfoliação profissional ajuda nos resultados de tratamentos de antienvelhecimento, contra a acne, hiperpigmentação. Promove a melhora da textura da pele, deixando mais iluminada, uniforme, além de macia e com viço.

A esfoliação, também, estimula a produção de colágeno, uniformiza a tonalidade da pele, diminui a oleosidade, melhora a circulação sanguínea, desobstrui os poros, aumenta a capacidade de absorção de outros produtos, atenua o aparecimento de rugas e linhas de expressões.

No corpo, além dos benefícios já citados, esse procedimento também ajuda a combater a celulite; melhora o aspecto das estrias, e evita que pêlos encravem. Portanto, insira o procedimento na sua rotina de acordo com o tempo que a sua esteticista, ou dermatologista indicar.

Embora uma esfoliação feita no ‘Home Care’ traga benefícios à pele (desde que feita com moderação), tenha cuidado – pois a pele é uma grande barreira de proteção contra várias ameaças que estamos expostas diariamente – de modo que se esfoliarmos demais, reduzirão as defesas naturais do organismo. Isso nos deixa suscetíveis a infecções, gerando coceira e ressecamento.

 

Kênia Lopez

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *