Xexéu Beleléu – O candidato andarilho!

Kijëme da Zabelê – CEPITI – UNEB
22/10/2020
A poesia e a vida artística de Giselle Araújo
03/11/2020

Xexéu Beleléu – O candidato andarilho!

Querida vovó,

Descobri que somos as duas únicas pessoas no mundo que ainda enviam cartas. Não acho que sejamos anacrônicos ou malucos, apenas valorizamos a beleza de se comunicar desta forma.

Aqui todos são candidatos. Desde o porteiro do hotel, o flanelinha, o traficante da esquina e os companheiros poetas. Por via das dúvidas, candidatei-me também. A única coisa que preciso fazer é acenar para as pessoas e prometer coisas absurdas.

O Penna foi embora. O maior dos intelectuais e o mais beat dos artistas. O cara que tinha 1230 ideias por minuto. Ontem, sai para caminhar em uma mata e encontrei uma pena, não sei se de gavião ou outro pássaro grande. Guardei em homenagem ao Penna.

Depois aproveitei para visitar o poeta-compositor dos pássaros e das pedras, João Evangelista Rodrigues. Ele também é tipo um vulcão ativo, ideias brotando sem parar, novos projetos, muitas histórias e ele comentando que está devagar. Acabei ainda comendo uma rapadura, um whisky e no final um cafezinho. Uma das melhores refeições que já fiz na ilha.

Por dia, ando com cinco poemas no bolso para pagar as despesas, mas estou tentando economizar para comprar uma nova caneta.

Aqui na ilha descobri que o Pinóquio é real e, o pior, governa o país.

Enquanto isso, vou seguindo o profeta.

Muitas saudades,

Beijos do seu neto Xexéu Beleléu.

 

4 Comments

  1. Ana Gomes disse:

    Gostei. Realmente, todos são candidatos. Também ando com vontade de escrever carta.

  2. Pedro Américo de Farias disse:

    Jairo Faria
    faz e fará muito bem
    o que eu, Farias, gostaria de fazer:
    humor, fino humor, sempre.
    Essas cartas o representam
    com muita propriedade.

  3. Jairo Faria Mendes disse:

    Obrigado, querido amigo. Receber um elogio de um grande poeta e um erudito como você é uma grande honra. Tenho matado minha saudade de escrever cartas. Grande abraço do Jairo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *